Integração social por meio do esporte é o propósito de equipe recém-criada de handebol
Fundada em dezembro de 2023, o JR Handebol disputa apenas jogos amistosos e eventos não oficiais
Antônio Boaventura
@antonio.boaventura
O esporte é sem dúvida alguma uma ferramenta de grande alcance e importante na integração social. Diante deste propósito, o professor Jean Alves criou o JR Handebol, que atende cidadãos em Osasco (SP) a partir dos 16 anos. Contudo, a equipe ainda não disputa competições oficiais, porém, promete no futuro viabilizar esta possibilidade.
Projeto atende mais de 80 alunos em dois polos em Osasco (SP) e outro na Capital — Crédito: Divulgação.
O projeto surgiu após o período crítico da pandemia provocada pelo vírus Covid-19. Naquela oportunidade constatei um aumento de pessoas com depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Entendo que o esporte é uma ferramenta de transformação e poderia auxiliar essas pessoas fisicamente e psicologicamente, explicou o professor Jean Alves.
O projeto atende na cidade de Osasco (SP) no bairro de Presidente Altino e Jardim das Flores. Naquela unidade são formadas equipes masculinas e femininas de diversas categorias e ou faixa etária. No entanto, a participação se dá a partir dos 16 anos, porém, as equipes formadas, atualmente, contam com alunos entre 28 e 55 anos.
Estamos finalizando algumas questões para atender crianças de 07 a 12 anos. Por ser o primeiro ano de fundação foram apenas alguns eventos não oficiais. Mas, tivemos bons resultados. O último evento realizado no Corinthians terminamos na 3ª colocação com uma equipe feminina, declarou Alves.
Além dos dois polos em Osasco (SP), o projeto mantém um polo no bairro Cidade Dutra, extremo da zona sul de São Paulo (SP). Ao todo, a iniciativa 80 alunos. Entretanto, Jean ressaltou que o principal objetivo é proporcionar auxílio psicológico e emocional para os integrantes, e consequentemente formar equipes competitivas.
Valorizamos a competição saudável entre os atletas, buscando formar não apenas jogadores, mas também pessoas de bem. Temos como missão promover o desenvolvimento humano através do esporte, encerrou.