X FECHAR PUBLICIDADE

GCM de Osasco (SP) completa 35 anos de fundação com homenagens e novidades para a instituição

Prefeito Gerson Pessoa (Podemos) anunciou compromissos importantes para a corporação, incluindo dobrar o valor da Atividade Complementar (ATC), tornando-o o maior da região

20.jun.2025 às 09h04

Redação

Na última quarta-feira (18), a Guarda Civil Municipal de Osasco (SP) celebrou seus 35 anos de fundação em uma cerimônia realizada na sede da instituição. A cerimônia contou com a participação do prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos), acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabi Pessoa, do vice-prefeito Lau Alencar, do secretário de Segurança e Controle Urbano, coronel Virgolino, do comandante da GCM, inspetor Erivan Gomes, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

Durante a cerimônia de comemoração dos 35 anos de fundação da GCM de OSasco (SP), o prefeito Gerson Pessoa prometeu investimentos e melhorias para a corporação

Durante a cerimônia de comemoração dos 35 anos de fundação da GCM de OSasco (SP), o prefeito Gerson Pessoa prometeu investimentos e melhorias para a corporação — Crédito: Fernanda Cazarini

Ainda durante a cerimônia foram entregues Láurea do Mérito Pessoal aos guardas que se destacaram nas mais variadas ocorrências. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem póstuma ao secretário adjunto da Secontru, Adilson Moreira, falecido em janeiro deste ano. O coronel Virgolino destacou a importância de Moreira para a corporação.

PUBLICIDADE
Muito triste não tê-lo entre nós. Ele amava a GCM. Sabemos que a vida é passageira, mas o que fica são as lembranças. Ele está entre nós, declarou Virgolino.

O secretário ressaltou também o papel da tecnologia no combate à criminalidade:

A tecnologia veio para revolucionar a forma como enfrentamos a criminalidade. Hoje, a Guarda Civil trabalha de forma planejada, articulada e dinâmica junto às demais forças de segurança, fortalecendo a proteção da população.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Gerson Pessoa anunciou compromissos importantes para a corporação, incluindo dobrar o valor da Atividade Complementar (ATC), tornando-o o maior da região. Ele também garantiu o chamamento de 148 remanescentes até o final do ano para fortalecer ainda mais a segurança pública do município.

Entre as iniciativas previstas para os próximos anos, Pessoa confirmou a inauguração da Cidade da Polícia, que reunirá as forças de segurança e abrigará um novo quartel da GCM com infraestrutura moderna. O projeto deve ser entregue no primeiro semestre de 2026.

O prefeito também ressaltou o avanço tecnológico na área de segurança pública, anunciando que Osasco será a primeira cidade fora da capital a implementar reconhecimento facial como ferramenta de monitoramento.

Já contamos com 2 mil câmeras e o objetivo é ampliar esse número para 10 mil, conectando dispositivos públicos e privados, garantindo maior eficácia na proteção dos cidadãos, disse Pessoa.

O ex-prefeito e atual secretário de Esportes, da cidade de São Paulo (SP), Rogério Lins (Podemos), também discursou, reforçando o compromisso com a valorização da Guarda Municipal.

A segurança pública sempre foi uma preocupação central para os cidadãos. O trabalho conjunto da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal tem sido essencial para a redução dos índices de criminalidade e para a proteção da vida das pessoas, concluiu.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE