Número de chamados da Defesa Civil osasquense registram queda de 23%
Vistoria e cortes de árvores em todo município estão entre as principais solicitações da população
O mês de janeiro chama bastante atenção e causa até certa apreensão por conta do impacto das fortes chuvas. Contudo, o número de chamados e ou atendimentos realizados pela Defesa Civil osasquense apresenta uma queda de 23%, levando-se em consideração os dados oficiais entre os dias 01 e 20 de janeiro de 2024 e do mesmo período deste ano.

Avaliação das condições das árvores do município estão entre as principais solicitações da população à Defesa Civil — - Crédito: Divulgação
Diante deste cenário, no ano anterior foram registrados 123 chamados com todos devidamente atendidos pela autarquia do município. Em contrapartida, nos primeiros 20 dias deste ano a Defesa Civil recebeu 95 chamados. A Prefeitura de Osasco (SP) também revelou que não houve neste período a comunicação de falsas ocorrências.
Dentre os principais chamados estão a vistoria e ou avaliação de árvores, bem como a solicitação do devido corte. Além destes, também houveram solicitações para avaliações em imóveis comerciais e residenciais e muros, remoção de animais silvestres, apoio em eventos, árvores caídas e sob risco, entre outros.
O órgão municipal recebeu em média quase 7 chamados por dia nos primeiros 20 dias do ano passado, enquanto esse parâmetro foi de quase cinco no mesmo período deste ano. Na última sexta-feira (24), a Defesa Civil estadual emitiu um alerta em massa orientando sob as consequências das fortes chuvas que estavam previstas para cair na Grande São Paulo.
De acordo com a Somar Meteorologia, caiu quase 190 mm de água proveniente das chuvas no período entre 01 e 20 de janeiro de 2024. Ou seja, uma média de 9,5 mm por dia. Já nos primeiros 20 dias deste ano, Osasco (SP) absorveu dos céus 61,2 mm, o que resulta em uma média diária de pouco de 3 mm. Essa quantidade de chuva é inferior em 67% na comparação entre os dois anos.