X FECHAR PUBLICIDADE

EMTU promove licitação para concluir obra entre os terminais Luiz Bortolosso e Vila Yara do Corredor Metropolitano

Os interessados em realizar as benfeitorias propostas pela empresa pública devem apresentar suas intenções até o dia 04 de abril deste ano

29.jan.2025 às 11h28

Antônio Boaventura

Com obras iniciadas em meados de 2011, durante a gestão do ex-governador Geraldo Alckmin, antes no PSDB e agora vice-presidente da República e no PSB atualmente, o Corredor de ônibus Metropolitano Itapevi-São Paulo parece estar em seu capítulo final. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) divulgou nos últimos dias edital para contratação de serviço para concluir obra entre os terminais Luiz Bortolosso, em Carapicuíba (SP), e Vila Yara, em Osasco (SP).

EMTU está contratando empresa para concluir obra do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo

EMTU está contratando empresa para concluir obra do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo — - Crédito: Divulgação

O respectivo equipamento de transporte público tem seu ponto inicial no terminal Itapevi, junto à estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e seguindo até a estação Butantã do Metrô (Linha 4 - Amarela), na Capital. O mesmo conta com 30,4 quilômetros de extensão, abrangendo os municípios de Itapevi (SP), Jandira (SP), Barueri (SP), Carapicuíba (SP), Osasco (SP) e São Paulo (zona Oeste) que, juntos, somam cerca de 12,5 milhões de habitantes.

PUBLICIDADE

Contudo, as propostas serão recebidas no dia 04 do próximo mês em cerimônia pública a ser realizada pela EMTU, em São Bernardo do Campo (SP). É possível encontrar o edital desta concorrência pública no site – www.emtu.sp.gov.br. O respectivo equipamento deve fazer integração com 12 linhas da linha 8-Diamante, da CPTM, que está concedida à ViaMobilidade. A previsão é de que as linhas e a integração com outros modais possam atender cerca de 90 mil usuários por dia.

O Terminal Rodoviário Amador Aguiar, conhecido como Vila Yara, localizado no bairro da Vila Yara, possui uma área de terreno de 25.421,85m² e área construída de 9.098,80m². Dispõe de 35 plataformas de paradas de ônibus, servindo às linhas municipais, intermunicipais e rodoviárias. As intervenções projetadas e realizadas visam ampliar a extensão das plataformas dos ônibus, além de renovar o centro comercial localizado no primeiro pavimento.

Após a ampliação o terminal passou a contar com cinco plataformas cobertas para 39 ônibus, sendo 12 para ônibus da EMTU, 21 para ônibus municipais de Osasco e seis para ônibus municipais de São Paulo. O investimento do Governo do Estado na reforma e ampliação do Terminal Vila Yara é de R$ 26 milhões. As obras foram iniciadas em maio de 2018 e tinha como prazo de conclusão o primeiro trimestre de 2020.

Operam atualmente no Terminal Vila Yara 11 linhas metropolitanas que interligam os municípios de São Paulo (SP), Osasco (SP), Itapevi (SP), Carapicuíba (SP), Jandira (SP) e Barueri (SP), além de 20 linhas municipais de Osasco e cinco linhas municipais da capital. O Corredor Metropolitano Itapevi – Osasco (Vila Yara) tem 23,6 km de extensão. Inicia-se no Terminal Itapevi (junto à Estação da CPTM) e segue até o Terminal Vila Yara (na divisa entre Osasco e São Paulo).

O trecho de 5 km entre Itapevi e Jandira está concluído, assim como o Terminal Luiz Bortolosso, na divisa de Carapicuíba (SP) com Osasco (SP). Os trechos de Jandira (SP) a Carapicuíba (SP), com 8,8 km, e entre Carapicuíba (SP) e o Terminal Luíz Bortolosso, com 2,2 km de extensão, estão em obras. Entre o Terminal Luiz Bortolosso e o Terminal Vila Yara, trecho com 7,6 km de extensão, os projetos estão concluídos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE