Com média de 32º, Prefeitura retoma operação para amenizar altas temperaturas no Centro

Nesta terça-feira (18), Administração Pública disponibilizou tenda com distribuição de água, na praça 21 de dezembro, no Centro

18.fev.2025 às 20h27

Antônio Boaventura
@antonio.boaventura

Com temperatura média de 32º nos últimos sete dias, a Prefeitura optou por retomar na última quarta-feira (12) a operação Altas Temperaturas. De acordo com especialistas consultados pelo Gazeta de Osasco, o forte e intenso calor na cidade e em outros municípios da Grande São Paulo acontece em função de fatores como a massa de ar quente, bloqueio atmosférico, fortes ventos, baixa unidade do ar, aquecimento adiabático e clima local.

Temperatura média em Osasco (SP) nos últimos sete dias foi de 32 graus; Prefeitura retomou a Operação Altas Temperaturas

Temperatura média em Osasco (SP) nos últimos sete dias foi de 32 graus; Prefeitura retomou a Operação Altas Temperaturas — Crédito: Antônio Boaventura

Para reduzir o impacto destes aspectos, a Administração Pública osasquense disponibilizou tendas em dois pontos da região central da cidade. No primeiro dia, o ponto escolhido foi o Largo de Osasco, próximo da estação Osasco, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). E nesta terça-feira (18) foi a vez da praça 21 de dezembro, nas imediações do Mercado Municipal.

Olha, essa foi uma boa iniciativa. Estamos precisamos cada vez mais nos hidratar por conta deste calor, que está complicado. Uma água nessa hora não vai nada mau, disse Paola Sampaio, 32 anos, moradora do bairro Novo Osasco.

Á distribuição de água nestas tendas tem início ás 10h30 e encerramento das atividades ás 15h30. Além de água fresca é possível encontrar nas tendas frutas, repelentes e protetor solar. Para os pets estão sendo distribuídos água e ração. É recomendado que, em dias de altas temperaturas, as pessoas evitem exposição direta e prolongada ao sol, não realizem atividades físicas entre 10h e 16h, bebam bastante água ao longo do dia (ao menos 2,5 litros) e usem protetor solar, bonés e chapéus.

Na última quarta-feira (12), dia em que a Prefeitura retomou a operação, os termômetros da cidade registraram 31º. No dia seguinte a temperatura se manteve, enquanto nos dias subsequentes houve uma queda mínima e ficou entre 29º e 30º. Nesta terça-feira (18), a temperatura alcançou a marca de 34º.

Sempre que a previsão de temperatura chegar aos 36 graus, faremos a operação. Teremos base fixa no Largo e equipes itinerantes nos pontos de concentração de população em situação de rua, concluiu o prefeito Gerson Pessoa (Podemos).