Câmara de Osasco (SP) debate situação de moradores de rua na cidade
Encontro foi presidido pelo vereador Emerson Osasco (PCdoB), presidente da comissão, secretariado por Stephane Rossi (PL), e contou com a participação dos vereadores Heber do JuntOZ (PT) e Alexandre Capriotti (PL)
A Câmara de Osasco (SP), por meio da Comissão de Políticas Afirmativas de Raça e Gênero, promoveu uma Audiência Pública em referência ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua. A data marca o episódio conhecido como “Massacre da Sé”, ocorrido entre 19 e 22 de agosto de 2004, um dos mais violentos da história brasileira contra pessoas em situação de rua.

Evento no legislativo osasquense abordou o acolhimento e a reinserção social — Crédito: Ana Rodrigues
O encontro foi presidido pelo vereador Emerson Osasco (PCdoB), presidente da comissão, secretariado por Stephane Rossi (PL), e contou com a participação dos vereadores Heber do JuntOZ (PT) e Alexandre Capriotti (PL), além de Daniel Matias, secretário-adjunto da Secretaria de Assistência Social de Osasco.
Entre as entidades presentes, destacou-se a participação da ONG Médicos do Mundo (World Doctors), representada pelo ex-vereador Dr. Renato Bonin, que relatou as ações realizadas mensalmente em Osasco (SP). Os atendimentos incluem serviços médicos, odontológicos, exames laboratoriais, fisioterapia, psicologia, assistência jurídica, nutrição, apoio veterinário e distribuição de alimentação.
É fundamental reconhecer o desafio enfrentado por essas pessoas e buscar soluções que promovam acolhimento e reinserção na sociedade, destacou Bonin.
Já Eduardo Santos Laurindo, representante de pessoas em situação de acolhimento, apontou falhas no sistema de abrigos e defendeu maior capacitação dos profissionais. Ele também sugeriu a criação de protocolos integrados entre a Assistência Social e a Secretaria de Saúde.
Muitas pessoas deixam o tratamento médico por medo de perder vaga nos albergues. Precisamos ampliar o atendimento, especialmente aos idosos, e reforçar a operação inverno, concluiu Laurindo.